Introdução

Este artigo descreve como setar um Alerta no DAX 4.0, também descreve como setar um endereço de email para uma mensagem de alerta.

Configurando um usuário para receber alertas
Para configurar uma conta de usuário para receber alertas, siga os seguintes passos:
1. No Painel de Navegação, clique em Administração, e então clique em usuários.
2. Selecione o usuário, e então clique em Opções de usuário.
3. Verifique se o endereço de e-mail do usuário no campo E-mail.
4. Na guia Notificações, item “Rebeber notificações a cada(minutos)” digite 1.
5. Na opção “Destino do link de pop-up” escolha “Para alertar”.
6. Na opção “Enviar alerta como mensagem de e-mail” escolha “Definir em cada regra de alerta”.
7. Na opção “Mostrar pop-ups” escolha “Definir em cada regra de alerta” e então clique em aplicar.
8. Fecha a janela de opções..

Adicione o job “E-mail distributor batch”
O job “E-mail distributor batch” é o job que monitoria e envia as mensagens de e-mail. Para adicionar o job “E-mail distributor”, siga os passos a seguir:
1. No Painel de Navegação, clique em Administração, expanda o item “Atividades Periódicas”, expanda o item “Processamento de email” e então clique em Lote.
2. Na tela “Lote do distribuidor de emails” clique em recorrência.
3. Na tela de Recorrência clique em “Nenhuma data final”.
4. Clique em Minutos.
5. No campo Contar digite 1 e clique em OK.
6. Na tela “Lote do distribuidor de emails”, marque a opção “Processamento em lotes”, escolha o item “Alert Batch Group” no Grupo de lotes e então clique em OK. Você receberá um aviso que exibira uma mensagem de que o job foi adicionado a fila.
7. Clique em fechar para fechar a janela de mensagens.
8. Na AOT (ctrl + d), expanda o nó Forms, clique com o direito em Tutorial_EventProcessor.
9. No formulário Tutorial_EventProcessor, clique em Start e então verifique se o status está em Aguardando.

Configurando uma nova regra de alerta
Regras de alertas definem quando os alertas são enviados e como eles serão recebidos. Para configurar uma nova regra de alerta, siga os seguintes passos:
1. No Painel de Navegação, clique em Contabilidade e então selecione “Gráfico de contas”.
2. Na guia Visão geral, clique com o botão direito na célula “Nome da conta” e escolha “Criar regra de alerta…”.
3. Na área “Alertarme quando”, selecione o campo que você quer monitorar com esta regra de alerta na lista exibida no campo “Campo”. Por exemplo, escolha For example, select “Nome da conta”.
4. No item Evento, selecione o evento que você quer que dispare um alerta. Por exemplo, escolha “foi alterado”.
5. Na área “Alertarme sobre”, selecione “Todos os registros em plano de contas de razão”.
6. Na área “Alertarme até”, selecione “Nenhuma data final”.
7. Na área “Quem alertar”, selecione o usuário que você deseja que receba o alerta no campo “Id do usuário”.
8. Na área “Também alertar por” clique para escolher “Mostrar popups”.
9. Selecione o box “Enviar e-mail” e então clique em OK.
10. Feche a janela “Gerenciar regras de alerta”.

Testar o alerta
Para testar o alerta que você criou, sigua os seguintes passos:
1. No Painel de Navegação, clique em Contabilidade e então selecione “Gráfico de contas”.
2. Na guia Visão Geral, mude o nome da conta que você setou o alerta.
3. No Painel de Navegação, clique em Administração, Atividades Periódicas, Processamento de email, e então clique em Status do envio de email.
4. A janela “Status do envio de email” mostra os alertas que foram enviados.

Configurando o endereço de e-mail de onde os alertas são enviados
Você pode configurar o endereço de e-mail de onde os alertas são enviados selecionando um modelo email. Para fazer isto, siga os seguintes passos:
1. No Painel de Navegação, Básico, Alertas, Configuração e escolha Parâmetros de alerta.
2. Na lista Id de email, selecione o modelo de e-mail que você quer que os e-mails sejam enviados.

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Ricardo Pichler