16 Jun 2011
Posted by: Ricardo Pichler in: X++
Este artigo foi escrito originalmente por Mike Kensok no blog Dynamics AX in the Field.
Trabalhando com clientes eu encontrei vários cenários aonde o usuário estava tentando configurar permissões de segurança em múltiplos grupos ou com diferentes permissões em conjuntos de domínios diferentes. Permissões são comparadas entre grupos de usuários e domínios usando o principio menos restritivo, que causa confusão. Por conta disto, estou disponibilizando alguns exemplos de como AX compara as permissões em usuários em vários grupos e/ou domínios que você pode.
Primeiro exemplo:
Veja a ilustração abaixo. Arnie é um usuário que foi designado ao grupo de usuários chamado SalesPerson o qual tem permissões FULL, VIEW e CREATE na tabela chamada CUSTGROUP em três domínios diferentes. O grupo SalesPerson é o único grupo de usuários que o usuário Arnie pertence.
Abaixo vou explicar os direitos que Arnie terá em cada uma das empresas:
FULL – porque a CompanyA pertence ao Domain1 e ao Admin_Domain, as permissões precisam ser comparadas entre os domínios, uma vez que o grupo de usuários SalesPerson tem direitos FULL no Domain1 e direitos CREATE no Admin_Domain, o FULL é o menos restritivo que o CREATE.
FULL – porque a CompanyB pertence ao Domain1 e ao Admin_Domain, as permissões precisam ser comparadas entre os domínios, uma vez que o grupo de usuários SalesPerson tem direitos FULL no Domain1 e direitos CREATE no Admin_Domain, o FULL é o menos restritivo que o CREATE.
CREATE – porque a CompanyC pertence ao Domain2 e ao Admin_Domain, as permissões precisam ser comparadas entre os domínios, uma vez que o grupo de usuários SalesPerson tem direitos VIEW no Domain2 e direitos CREATE no Admin_Domain, o CREATE é o menos restritivo que o VIEW.
Segundo exemplo:
Veja a ilustração abaixo. Arnie é um usuário que foi designado ao grupo de usuários chamado SalesPerson e ao grupo InsideSales. O grupo SalesPerson tem os direitos FULL, VIEW e CREATE para a tabela CustGroup em três diferentes domínios enquanto o grupo InsideSales tem o direito FULL apenas em um domínio.
FULL – porque a CompanyC pertence ao Domain2 e ao Admin_Domain, as permissões precisam ser comparadas entre os domínios, uma vez que o grupo de usuários SalesPerson tem direitos VIEW no Domain2, direitos CREATE no Admin_Domain e direitos FULL no grupo InsideSales, o FULL é o menos restritivo que o CREATE ou VIEW.
Terceiro exemplo:
Veja a ilustração abaixo. Arnie é um usuário que foi designado ao grupo de usuários chamado SalesPerson. O grupo SalesPerson tem os direitos FULL e VIEW para a tabela CustGroup em dois diferentes domínios. O grupo SalesPerson é o úncio grupo que o Arnie pertence.
VIEW – porque a CompanyC não pertence a nenhum outro domínio, as permissões não precisam ser comparadas entre os domínios mas serão comparadas por grupos de usuários, uma vez que o grupo de usuários SalesPerson é o único que o usuário Arnie pertence e este tem direitos VIEW no Domain2.
Este artigo foi escrito originalmente por Mike Kensok no blog Dynamics AX in the Field.
Leave a reply