Pessoal,
Já aconteceu algumas vezes, de eu ir visitar alguma empresa e me contarem que os ‘consultores’ estavam desenvolvendo um sistema ‘super legal’ de ocorrências para determinadas situações, como por exemplo:

  • Anexar comentários a ordens de venda;
  • Anexar histórico de cobrança em títulos abertos / vencidos;
  • Anexar e-mail que o cliente enviou sobre determinado assunto em uma Ordem de Venda ou Compra ou até mesmo no Cliente/Fornecedor;
  • Registrar ocorrências diversas;
  • Vale lembrar, que o AX já tem isto de forma nativa, ou seja, qualquer informação que você queira anexar a qualquer registro no AX, você não precisa fazer nada além de clicar no Gerenciador de Documentos e publicar um Arquivo, um Documento ou uma Nota.

    Na postagem anterior a esta, eu mostro exatamente como gerar documentos através do gerenciador de arquivos, onde um modelo é preenchido e etc… Para saber mais a respeito, veja o post: Gerar documentos baseados em templates do Word no DAX.

    Uma utilização bem legal para a funcionalidade “Adicionar Notas” que tive que configurar e desenvolver foi a seguinte:

  • O departamento de cobranças entra em contato com o cliente para saber porque o titulo não foi pago na data;
  • Faz a negociação e tudo mais que der para fazer;
  • Em um segundo momento, o gerente de contas responsável pela conta é envolvido e entra em contato com o cliente;
  • O Gerente de Contas verifica no relatório de clientes em atraso (desenvolvido em reporting server) que aquele cliente está atrasado e que já houve interação com o departamento de cobranças;
  • Visualiza essas anotações on-line e pode conversar com o cliente para saber a melhor forma de resolver o problema.
  • Por bastante simples que esta situação possa parecer, tem trazido bons resultados para a empresa que desenvolvi, dando mais agilidade ao processo e deixando um número maior de pessoas devidamente informadas.

    Abração,
    Pichler